Hoje vamos falar sobre a saúde da Mulher, pois é nosso dia especial!!!

Atualmente mulheres enchem as academias querendo ficar ainda mais maravilhosas e lindas. Mas, além de melhorar a composição corporal, ou seja: perda de peso, diminuição do percentural de gordura, ganho e definição da massa muscular, perda de medidas e a oportunidade de colocar aquele vestido que ela tanto queria usar novamente, o que mais a mulher “ganha” ao praticar exercícios?

Precisamos pensar além da estética, pois quando aderimos a um programa de exercícios físicos bem estruturado e planejado, a mulher tem inúmeros benefícios, tais como:

  • Melhora significativa nos marcadores bioquímicos: diminuição da glicose, aumento do HDL “colesterol bom”, a redução do colesterol total, aumento da liberação hormonal de GH e Testosterona Livre (hormônios que realizam a síntese protéica:  atuam aumentando e definindo a massa muscular)
  • Diminuição da liberação de Insulina na corrente sangúinea, diminuindo o risco de Síndrome Metabólica, Diabetes e Obesidade
  • As mulheres já nascem com mecanismos cardioprotetores devido aos hormônios característicos, tanto que a maior incidência de hipertensões e infartos em jovens ocorre com os homens. Porém, ao entrar na menopausa as mulheres ficam desprotegidas. O exercício tem a capacidade de melhorar a resistência vascular periférica, o desempenho do músculo cardíaco, diminuii a pressão arterial em repouso, dentre vários benecfícios sobre o sistema cardiovascular, reduzindo o Risco de Infartos do Miocardio, AVEs e todos os eventos cardiovasculares
  • Anatomicamente mulheres e homens diferem muito um do outro. Diversas são as particularidades, vamos abordar uma: As mulheres possuem o quadril mais largo. Durante a marcha o quadril, joelho e tornozelo são impactados. Os exercícios de fortalecimento podem prevenir e tratar diversos problemas articulares, tais como: artroses, bursite trocantérica, entorses e luxações no tornozelo, etc. Embora tenha citado a situação do quadril para exemplificar a diferença anatômica entre homens e mulheres, o fortalecimento muscular deve acontecer em todo o corpo pois todas as articulações precisam ser protegidas a fim de evitar sobrecargas desnecessárias e doenças articulares futuras.
  • Outro benefício importantíssimo é com relação à TPM. Os exercícios aeróbicos são potentes no aumento da liberação de endorfinas na corrente sanguínea, diminuindo os sintomas da TPM, dessa forma a mulher se sente mais tranquila e feliz!!! A contribuição que o exercício proporciona para a saúde psicológica é algo fantástico que extrapola a sessão de treinamento e causa impactos surpreendentes na disposição para as atividades cotidianas, concentração, foco, equilíbrio emocional e bom humor. Dessa forma a mulher moderna desempenha suas multi funções de forma mais leve.

Tantos são os benefícios que o exercício pode proporcionar na saúde da mulher que poderíamos ficar aqui por horas enumerando todos eles, então porque não aderir a algo que só te faz bem e te deixa ainda mais linda?!!!

Se você ainda não pratica exercícios, incie o mais rápido possível, você merece se cuidar!!! Feliz DIA DAS MULHERES!!!! 

 

Isabel Cristina

Profissional de Educação Física Clinlife

CREF G/MG 19.464

 

 

 

Related posts:

  1. MULHER…
  2. RISCOS DA ALIMENTAÇÃO MODERNA
  3. Atividade física na gestação
  4. Treinar na TPM requer cuidados especiais?
  5. Exercício Físico X Gestação