Os adoçantes são seguros se utilizados na dose correta, de forma não exagerada. Como eles possuem um poder de doçura maior que o açúcar, pequena quantidade é o suficiente para dar sabor a alimentos e bebidas. Deve ficar claro também que as crianças não devem usá-los: a lactose presente no leite e a frutose das frutas e sucos garantem um bom suprimento de carboidratos a crianças.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere uma quantidade limite de ingestão dos adoçantes artificiais, sendo que o cálculo deve ter o parâmetro o peso corporal da pessoa. Abaixo, as recomendações máximas diárias de acordo com a OMS:

 

RECOMENDAÇÃO MÁXIMA DE ADOÇANTE (OMS):

Para obter o valor máximo diário recomendado, basta multiplicar o valor abaixo pelo seu peso.

 

EDULCORANTE

LIMITE (mg/Kg)

Acessulfame-k

15

Aspartame

40

Ciclamato

11

Sucralose

15

Sacarina

5

Stévia

5,5

Xylitol, Manitol, Sorbitol

15

 

Desta forma, uma pessoa que pesa 70 kg pode consumir 2800 mg de aspartame. Isso mostra que o adoçante para ser tóxico ao organismo deve-se consumir muitos litros de refrigerante ou iogurte light.

 

Exemplo:

1 copo (200 ml) de coca cola zero tem 48 mg de ciclamato de sódio, 30 mg de acessulfame de potássio e 12 mg de aspartame. Ou seja, para chegar a ser tóxico, uma pessoa de 70 kg tem que tomar mais de 233 copos de coca cola!

 

Não tenha receio de usar adoçante! O importante é consumir com moderação!

Related posts:

  1. Sol na dose certa garante bronzeado perfeito e sem queimaduras
  2. Encontre a motivação certa
  3. Fruta ideal: faça a escolha certa
  4. A Hora Certa de Mudar
  5. Obesidade infantil