Você alimenta seu corpo e seu coração na mesma proporção?

Ou dá mais atenção a um do que ao outro?

Alimentar o corpo é dar a ele energia, possibilidade de se manter de pé. Para isso, ouvimos falar e falamos tanto em alimentação saudável, rica em proteínas, vitaminas, fibras, dentre tantas outras coisas, que vão possibilitá-lo não somente hoje, mas no futuro estar bem.

E se alimentando de modo saudável você irá possibilitar que o órgão coração também fique bem, quanto isso não há sombra de dúvidas.

Então o que é alimentar o coração?

O coração é também aquele que é afetado pelas emoções, através de nossas experiências. Quando os sentimentos de raiva, medo, ansiedade, tristeza, angústia, felicidade, confiança, paixão, compaixão, amor, todo e qualquer sentimento existente, que o ser humano experimenta, esses promovem mudanças orgânicas, que podem contribuir para o vigor ou esgotamento do órgão.

As nossas emoções nascem no cérebro. O processo de se emocionar com algo tem algumas etapas e tem a ver com os órgãos dos sentidos, as reações são desencadeadas no nosso sistema nervoso central, as informações são enviadas ao cérebro e ele dá um significado a essas informações e aí são gerados os processos emocionais, sendo assim o nosso coração sente.

Alimentar o coração é dar especial atenção às emoções que nos fazem bem e buscar formas de lidar com as que nos causam mal-estar.

Quando nos deparamos com sentimentos ruins, uma das melhores coisas a fazer é tentar resolver o que nos incomoda, seja conversando, mudando de atitude, dando tempo ao tempo, enfim, “eliminar” o que não é bem-vindo.

Quanto aos bons sentimentos, esses fortalecem o nosso coração, por isso a importância de nos aproximarmos e fazer bem uso deles em nossas vidas.

Vamos alimentar nosso corpo e nosso coração com o que nos faz bem!

 

Fernanda Dias Borges

Psicóloga Clinlife

CRP 04/27335

Related posts:

  1. Cuide bem do seu corpo e sua mente!
  2. Reconhecendo o discurso do corpo
  3. Mens sana in corpore sano (Mente sã, corpo são)
  4. Páscoa: corpo e saúde em forma?
  5. Mudanças de hábitos: subir escada tem muitos benefícios para a saúde e para o corpo.