Você sabia que dentro das nossas células existe uma organela pequeníssima chamada MITOCÔNDRIA considerada o “motor” celular, responsável por gera r a energia do nosso corpo? É essa organela que transforma a glicose em energia (ATP) e também libera calor! Quando falamos em “queimar calorias” é na atividade dessa organela que estamos nos referindo.

A falha dessa organela pode levar a fadiga e outros sintomas comuns em doença crônicas, tais como: resistência diminuída, cansaço mental e físico, falta de energia e dificuldade em se recuperar após os exercícios físicos.

Atualmente vem-se estudando formas de melhorar a função dessa organela e melhorar os efeitos do envelhecimento.

Dentre as possibilidades de melhorar as funções e aumentar a produção de mitocôndrias estão: realizar uma dieta hipocalórica e/ou reeducação alimentar que inclua alimentos que contenham as propriedades antioxidantes, suplementação (caso necessário, com L-carnitina, co-enzima Q10, Vitaminas do complexo B) e se EXERCITAR !!!

Um dos benefícios do exercícios sobre sua saúde é a possibilidade de aumentar o número de mitôndrias dentro das células e aumentar a atividade mitocondrial tanto em treinos de força quanto em treinos aeróbicos!!! Dessa forma melhoráramos a produção de energia e os benefícios acontecem em nível físico e mental. Portanto, se você se sente muito cansado ao realizar um treino, não desmotive, tenha em mente que num primeiro momento isso pode acontecer devido à baixa atividade mitocondrial, mas ao longo das sessões você ganhará resistência e sua performance melhorará!!! 

 

Isabel Cristina 

Profissional de Educação Física

Personal Treinner

CREF.: 19-464 G/MG

No related posts.