Em prol da saúde emocional das pessoas, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) entra na Campanha do Janeiro Branco – “De Bem com a Mente, De Bem com a Vida” e realiza palestra no dia 19 sobre a saúde mental.

O objetivo principal da campanha é promover ações e disseminar informações que favorecem o bem estar mental e que ajudem as pessoas a encontrarem a qualidade de vida emocional. Cada vez mais presencia-se atos de violência, intolerância, estresse elevado, desequilíbrio emocional que resulta em transtornos de humor e diagnósticos como ansiedade e depressão. Muitas vezes isso desencadeia o uso de álcool, drogas e medicamentos na busca do alivio de um sofrimento, chegando, em alguns casos mais graves, ao suicídio. Estas situações começam pequenas, com questões do nosso cotidiano que não conseguimos lidar e que não recebem a devida atenção.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pontua que fatores como, condições de trabalho estressantes, exclusão social, problemas financeiros, discriminação de gênero, violência e estilo de vida não saudável, colocam em risco a saúde psicológica dos indivíduos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), uma mente não saudável, eleva a chances das pessoas desenvolverem outras doenças, como o câncer, por exemplo. “A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde geral do indivíduo. Vale ressaltar que saúde mental é mais do que a ausência de transtornos ou deficiências mentais”, reforça a psicóloga do IBCC, Thabata Fonseca.

Diante desta realidade e para simbolizar o ano que se inicia, o Janeiro Branco tem o intuito de incentivar as pessoas a repensarem sobre suas vidas, seus relacionamentos pessoais e profissionais e o que fazem para encontrar a felicidade plena.

Segundo a psicóloga, buscar o equilíbrio emocional significa buscar a qualidade de vida pessoal e para desenvolver esse equilíbrio é preciso estimular atitudes positivas em si próprio. “ Na correria do dia-a-dia fazemos muitas ações para cuidar do outro (conjuge, pais, filhos, casa…) e poucas vezes damos ouvido aos nossos sentimentos, pensamentos e necessidades. A ideia é incentivar as pessoas a resgatarem o autoconhecimento, o autocuidado, e o bem-estar”, ressalta Thabata Fonseca.

Histórico da Campanha Janeiro Branco

Criada por um grupo de psicólogos, a Campanha Janeiro Branco, surgiu em outubro de 2013, na cidade de Uberlândia Minas Gerais. A ideia é promover a conscientização e prevenção em relação a saúde mental, chamando atenção das pessoas para as questões de ordem psicológica-existencial, buscando incentivar logo no início do ano, a pensarem sobre como melhorar suas saúdes psicológicas emocionais.