Um número considerável de pessoas estão neste exato momento tentando outra vez emagrecer, como sempre faz. São pessoas que estão em constante batalha com a balança querendo perder 20kg, 10kg, 5kg… mas parece que nunca vão alcançar. Neste ciclo repetitivo muitas pessoas não param para refletir sobre estratégias diferentes das até aqui usadas para alcançar resultados diferentes.

Uma das hipóteses que se pode levantar é a de que talvez as metas não estejam adequada, a proposta que essa mudança exige.

A conquista do “peso ideal” tem se revelado um grande desafio e por vezes motivo de frustração.

O que acontece é que  geralmente as pessoas começam a inserir as mudanças propostas  por algum tempo e logo param e normalmente fazem isso várias  vezes.

A ansiedade que se gera em torno de resultados muito rápidos acaba por inviabilizar que as metas sejam estabelecidas de maneira real.

Sendo assim a pessoa se frustra e não consegue se manter motivada para persistir  em seu objetivo.  Na atualidade a maioria das pessoas tem como meta perder peso, afinal a obesidade está se tornando o mal do século, mas só quem está acima do peso sabe como é difícil emagrecer.

Normalmente as coisas costumam acontecer da seguinte forma: Programa-se o início da dieta (muitas vezes radical), para a segunda feira, afinal de contas o final de semana é para se despedir das coisas boas que a dieta não permite. Em função de uma dieta muito restrita, a mesma se torna inviável e a probabilidade de um episódio compulsivo ocorrer é quase que de 100%.

Quando o episódio compulsivo ocorrer a pessoa se sente culpada e desmotivada.

A frustração e ansiedade aceleram a velocidade deste ciclo de auto-sabotagem  que se repete quase que sem  fim até agora.

Para mudar essa situação é necessário repensar comportamentos e estabelecer metas mais eficientes.

Metas eficientes para emagrecer devem ter um objetivo alcançável, um plano de ação e um prazo compatível com o que se deseja.

Geralmente as pessoas buscam soluções quase que mágicas, com menos esforço e de preferência rápidas para problemas que não tem essa dimensão, por isso a incidência de cirurgias bariátricas tem aumentado tanto.

Ser fiel e disciplinado ao seu objetivo favorece o estabelecimento de metas realizáveis. As pessoas que consegue desenvolver este tipo de comportamento geralmente alcançam os melhores resultados. .

Tenha um estilo de vida que seja condizente com as suas metas e objetivo.

O ser humano é feito de hábitos e criar um hábito é realizar este novo comportamento muitas vezes, mas muitas vezes mesmo, mas com o tempo você se adaptará, acredite.

Thais Martins Santos

Psicóloga da Clinlife

CRP 04 24 638

Related posts:

  1. Whey protein – benefícios reais
  2. Porque Metas e Objetivos?
  3. Hábitos para resultados
  4. Pensamento MAGRO pode inspirar a perder peso com sucesso!
  5. Pé no caminho