A retenção de líquidos é o extravasamento de um fluido pobre em proteínas do sangue, que sai dos vasos sanguíneos em direção aos tecidos subcutâneos e tem dificuldade de ser ELIMINADO, causando um ACÚMULO EXCESSIVO e anormal de água entre as células do organismo.

A retenção pode ocorrer em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na MENSTRUAÇÃO e na GRAVIDEZ e em alguns casos por FATORES INTERNOS.

Em casos relacionados aos fatores internos desconhecidos, a retenção de líquidos pode ser sintoma de problemas como INSUFICIÊNCIA VASCULAR, HIPOTIREOIDISMO, HIPERTENSÃO ARTERIAL, mau funcionamento DOS RINS, FÍGADO E CORAÇÃO, de processos INFLAMATÓRIOS, deficiência na CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, grande concentração de SÓDIO no organismo e ALTERAÇÕES HORMONAIS e EMOCIONAIS.

Como IDENTIFICAR a retenção de líquidos? Observe as mãos, os pés, a barriga, as pernas e as proximidades do tornozelo.

Dicas:

Para amenizar a retenção é necessário praticar EXERCÍCIOS FÍSICOS, consumir alimentos naturais, EVITAR SAL excessivo e investir na ingestão de LÍQUIDOS (em especial a água).

Alguns ALIMENTOS como enlatados, industrializados, sopas de pacote, molhos, embutidos, defumados, queijos amarelos, frituras e aperitivos  são ricos em sódio.

O ideal é consumir alimentos com muita água na composição, pois, assim, o corpo consegue filtrar as toxinas com mais facilidade. Abaixo algumas sugestões para incrementar a dieta.

  • CHÁS DE ERVAS:  quando quentes são mais eficazes contra a retenção hídrica.
  • FRUTAS: por conterem muita água, facilitam o trabalho de drenagem dos rins. As frutas do grupo A, como melão, melancia, morango, laranja, e limão são as mais recomendáveis para o tratamento, assim como a água de coco natural.
  • HORTALIÇAS: os vegetais verde-escuros são ricos em magnésio e potássio, substâncias que ajudam a combater o inchaço ocasionado pelo excesso de sódio.
  • LEGUMES: todos os legumes são muito favoráveis, mas a cenoura e a beterraba são poderosos desintoxicantes, podendo ser consumidos frios em saladas ou cozidos.
  • TEMPEROS: alho, cebola, salsa, gengibre e pimenta são alguns exemplos de temperos que ajudam a eliminar líquido. Eles possuem ação antiinflamatória, o que garante bons resultados contra o problema.

 

Esses alimentos devem ser consumidos em conjunto, para obter maiores efeitos. Já o tempo da melhora dependerá de fatores como a idade, considerando que pessoas mais velhas tendem a reter mais líquido.

Juliana Castilho Alves

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

Related posts:

  1. Elimine a retenção de líquido a partir de uma boa alimentação e perca peso
  2. Dicas para retenção de líquido e inchaço!
  3. Acabe com a retenção de liquidos
  4. Riscos de uma alimentação rica em sódio
  5. Como aproveitar melhor os alimentos