O carnaval está chegando e é hora de se preparar para os quatros dias de folia e de muita diversão. Nesse período, é importante pensar não só no preparo da fantasia, mas também nos cuidados com a alimentação. São vários dias regados a muita cerveja, churrasco e lambiscos.  A água e os sucos são substituídos por bebidas alcoólicas. Não há hora certa para fazer as refeições, o almoço é substituído por tira gosto e as frutas, os legumes e verduras são esquecidos.

     Mas para quem deseja manter o peso ou está querendo emagrecer, é importante lembrar que isso tudo pode atrapalhar! Por isso é importante tomar alguns cuidados durante esses dias. Procure aproveitar essa grande festa, mas não se esqueça de todo o esforço que você fez para emagrecer e para se reeducar.

     Então, confira as melhores dicas para cair na folia sem conseqüências desagradáveis para seu corpo e para a balança.

  • Como o carnaval acontece no verão, em dias quentes e ensolarados, não podemos deixar de nos hidratar, principalmente quando há consumo de bebidas alcoólicas. Portanto, é indispensável ingerir muita água, suco de frutas, água de coco e outros líquidos em geral (no mínimo, 2 litros ao dia). Procure evitar bebidas alcoólicas e se ingerir, fuja da ressaca: para cada copo de bebida alcoólica, tome dois copos de água sem gás.
  • No inicio do dia,  e muito importante fazer um bom e completo café da manhã para repor a energia gasta no dia anterior e para que se tenha energia para todo o dia. Não se pode esquecer dos pães e cereais integrais, leites, iogurtes e queijos desnatados, frutas e sucos. Para quem acorda muito tarde, é melhor comer uma fruta e esperar a hora do  almoço.
  • Para os foliões o melhor é trocar os pratos gordurosos pelas massas, carnes magras e saladas. As massas em geral (macarronada, arroz, batatas cozidas, sanduíches naturais) são fontes de energia facilmente disponível para o gasto de energia gerado pela festa ao contrário das gorduras, as quais demoram muito mais a serem digeridas. Então antes de cair na folia, dê preferência a esses alimentos, tomando sempre cuidado com as quantidades, pois o excesso de carboidrato também pode engordar!
  • Se for almoçar e jantar em restaurantes evite as carnes gordas, as porções de petiscos fritos, feijoadas, pizzas muito gordurosas e outros pratos tradicionalmente ricos em gordura ou preparados com muita adição da mesma. Evite os molhos à base de creme de leite e maionese e os recheios à base de embutidos e queijo amarelo. Encha seu prato de saladas variadas, ricas em vitaminas e minerais que além de fornecerem importantes nutrientes, ainda ajudam na reposição das perdas de água e sais minerais geradas pela transpiração.
  • Durante a folia, de preferencia as barras de cereais, uvas- passas e frutas secas que repoem as energias. Evite os tira gosto, como batatas fritas, carnes gordurosas e frituras em geral.  No fim da noite, evite os sanduíches muito pesados e as massas.
  • Não é fácil seguir horários de alimentação nos dias de Carnaval, mas é importante não ficar muito tempo sem se alimentar. Manter um intervalo máximo de 4 a 5 horas entre uma refeição e outra, é fundamental para garantir que o corpo suporte o desgaste físico e mantenha uma boa energia para os quatros dias de diversão.
  • Se abusar de álcool, gorduras, proteínas ou açúcar nesses dias, faça uma dieta desintoxicante assim que a folia terminar e não esqueça de tomar de dois a três litros de água e os chás, principalmente carqueja e boldo, para acelerar o processo de desintoxicação. Mas lembre-se, para emagrecer, o melhor é EVITAR as bebidas alcoólicas!!!

 

     Lembre-se que pular e dançar faz bem à alma e a o corpo. Além de se divertir bastante,  estará fazendo uma atividade física mais alegre e gostosa. Sambar queima de 500 a 600 calorias em um período de três horas. Então, caia na folia!

Bom Carnaval!

 

 

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

Related posts:

  1. Carnaval e alimentação saudável são absolutamente compativeis… Que saber como?
  2. Dicas para aproveitar seu carnaval com saúde e sem excessos alimentares!
  3. Final de ano light
  4. Carnaval saudável
  5. Acabou o carnaval e eu não estou me sentindo bem, E Agora?!